HISTORIAL

 

Inserida no contexto da Planície Ribatejana, na parte sul do Distrito de Santarém, a Fajarda é uma Freguesia do Concelho de Coruche, cuja identidade cultural sempre manteve um pacto de cumplicidade com as margens do Rio Sorraia.

A efectiva origem do seu povoamento (por aforamento), data do final do século 19, daí surgindo, a primeiro designação da nossa aldeia Foros da Fajarda.

Os trajes de Festa, Abegão, Aguadeira, Campino, Maioral, Foreiro, Mondadeira, Ceifeira, Arrozeiro, Noivos, são tipicamente Ribatejanos, datam do início do século XX e procuram dar uma imagem diversificada daquilo que era o dia-a-dia das nossas gentes nos seus diversos ambientes, na Charneca e na Várzea, no Trabalho e na Festa.

A Freguesia, caracterizada por gente acolhedora, afável e simples, está apostada em preservar e divulgar os seus valores culturais mais representativos.

É membro efectivo da FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS desde 1996 e está inscrito no I.N.A.T.E.L.

As suas músicas, danças, cantares e trajes, datam do início do século XX, até á década de 40. Os nossos trajes por si só, constituem um espólio Patrimonial de grande valor e ao mesmo tempo nos ajudam a perceber a razão de ser da nossa identidade. È sempre com o maior orgulho que apresentamos o nosso Folclore, cheio de cor e de vida, próprio do VALE DO SORRAIA, REGIÃO DO RIBATEJO.

Em 1979 alguns Fajardenses, amantes da sua terra, motivados pelo desejo de promover e valorizar as tradições locais, revolveram baús, ouviram pessoas idosas apoiaram-se nas pesquisas mais válidas de 1954 e constituíram um novo agrupamento Folclórico, que é o actual Rancho Folclórico da Fajarda.

Fundado em Associação Cultural em Junho de 1979, tendo por objectivo a promoção e valorização das tradições locais, o Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche é um grupo que, a par de outras iniciativas, promove a divulgação do Folclore e Etnografia da sua região essencialmente caracterizada pela paisagem do Vale do Sorraia.
 
RANCHO FOLCLÓRICO DA FAJARDA - 1979
Tal como no resto do Concelho de Coruche, os antigos Fajardenses, gostavam de dar largas à sua alegria, tão intrinsecamente Ribatejana, dançando e cantando modas do seu folclore, chegando-se a formar grupos que actuavam durante as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, (Padroeira da Vila de Coruche), para logo a seguir se desfazerem.

Esta forma de cultivar as tradições esteve na origem do primeiro Grupo Folclórico da Fajarda, que surgiu em 1954, em colaboração com a Casa do Povo de Coruche.

Este agrupamento permaneceu em actividade até onze anos depois
 
GRUPO FOLCLÓRICO DA FAJARDA - 1954
 
IDIOMA: PT | EN
Junta de Freguesia da Fajarda Câmara Municipal de Coruche Visite-nos no Facebook
design & concept cdias'10